blog do machado

terça-feira, novembro 28, 2006

O OLHO ROXO DE BUSH


No último dia 07 de novembro, o presidente norte-americano, George W. Bush, juntamente com os conservadores do seu partido, o Partido Republicano, levaram uma surra nas urnas. Os resultados das eleições do legislativo da terra do Tio San foi, talvez, o maior golpe que Bush tomou do seu povo. Depois de 12 anos sendo a maioria no congresso, somatório do senado e da câmara dos deputados (representantes), o partido do presidente-ditator-terorrista foi derrotado pelo Partido Democrata.

O que quer dizer que, a partir agora Bush filho (isso! Filho daquele outro Bush também louco, e ex-presidente dos EUA, que também gastou milhões em guerras contra o Oriente, com a mesma desculpa de “espalhar a democracia e a libertade” pelo mundo), terá que consultar aos Democratas para fazer suas peripécias.

Os democratas conquistaram 227 das 435 cadeiras da câmara dos deputados, que no país de Hollywood é conhecida como câmara dos representantes. Calma, calma prezados leitores, eu explico! É que lá, o sistema político é federativo- presidencialista, não entraremos na explicação do poder executivo norte-americano agora, eu explico em uma nova ocasião (se Deus quiser, quando estiver noticiando para vocês, a vitoria do Partido Democrata para a Casa Branca).

Lá na terra natal do McDonald`s, o poder legislativo, congresso, é composto pelo Senado (cada estado elege dois) e a Câmara dos Representantes (o número de deputados é proporcional à população dos estado, por isso o nome, geralmente são pessoas que representam melhor a vontade do povo no momento).
Outra boa notícia é que pela primeira vez na história, uma mulher vai presidir a câmara, a democrata Nancy Pelosi, eleita pelo estado da Califórnia. No senado os democratas ficarm com 49 dos 100 assentos (mesmo assim é a maioria, porque, tem dois senadores independentes – sem partido).

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial