blog do machado

terça-feira, outubro 24, 2006

SEXO, AÇÃO E INFORGRAFIA NOS JORNAIS

O problema é que Hoje em Dia, no Estado de Minas, O Tempo é cada vez mais escasso. A folha do jornal seja de um Diário da tarde, da Manhã, das Notícias ou jornais e revistas semanais, estão passando por um Exame completo do uso da infografia, para os editores verem se podem gritar Bravo.
Aqui, os leitores procuram Super Notícias explicadas do modo mais rápido. No Estado de São Paulo, a infografia veio mais uma vez mostrar a sua força, prova disso é que o maior Jornal do Brasil estreou no último domingo, dia tal, um novo projeto gráfico que valoriza a utilização dessa ferramenta.
Esse fenômeno, mesmo para um Playboy, ou para Claúdia, não acontece somente no Brasil, Isto É algo que acontece por todo O Globo. Todo mundo que Lê Monde, trata a infografia com importância seja em New York Times, Washigton Post ou no El Clarin, da escuridão. Veja! Na nossa Época onde o Valor Econômico, tem mais importância, a página do jornal é mais valorizada - Isto é Dinheiro, mesmo que caia a última Folha de São Paulo, das árvores do Ibirapuera.
A maioria dos veículos, não gritam mais, Extra! , a infografia nO Dia do jornalismo impresso é muito utilizado; e é Super Interessante pensar que nos tempos de Galileu, por exemplo, era comum vermos um jornal que lembra muito um Diário do Comércio ou um Jornal do Commércio, onde A Nossa História via as palavras reinar plenamente em todas as páginas, sem infografias.
O Lance! é o seguinte, não podemos ser aspirantes há jornalistas Zero Hora e descartar a infografia. Devemos pensar nos leitores, os Caros Amigos, que fazem a Primeira Leitura, através das infografias. Pois, assim podem até saber o que ocorre de errado no reino da Dinamarca, ou no Congresso brasileiro, via Correio Brasiliense ou como se fosse uma Carta Capital.
Desculpem-nos leitores, mas o sexo e ação, colocados no título foram criados para aguçar o seu desejo pervertido e sensacionalista de ver as coisas. E provar, também, que o jornalismo ainda tem ferramentas para atrair e prender sua atenção.
Texto de:
João Paulo Fonseca/Victor Machado

1 Comentários:

Blogger Acorda Paschoal disse...

ficou muito bom!

6:38 AM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial